sábado, 7 de julho de 2012


Boa tarde meus amados. Depois de algum tempo, vamos nos alimentar do verdadeiro alimento para o ser humano: a palavra de Deus. Pois bem, para refletirmos nesta tarde de sábado, voltemos nossos olhares para o evangelho de Mateus 9, 14-17.

Então os discípulos de João se aproximaram de Jesus e perguntaram: “Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não fazem jejum?” Jesus respondeu: “Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar de luto, enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Aí então eles vão jejuar. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa o pano, e o rasgo fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em barris velhos, senão os barris se arrebentam, o vinho se derrama e os barris se perdem. Mais vinho novo se põe em barris novos, e assim os dois se conservaram”.


Muitas vezes somos totalmente incapazes de compreender o momento que estamos vivendo e a graça que Deus está nos proporcionando. Assim aconteceu com os judeus no tempo de Jesus e acontece hoje. Enquanto Jesus estava mostrando a presença do Reino e a atuação de Deus na vida do povo, os judeus estavam mais preocupados com práticas religiosas tradicionais como o jejum. É claro que a história e a tradição, assim como as práticas religiosas em geral possuem seus valores, mas é importante que não nos fixemos na tradição pela tradição ou na prática religiosa pela prática em si ou por ser costume, mas é necessário que saibamos descobrir os valores do Reino presentes, pois caso contrário podemos reduzir até mesmo a eucaristia a uma prática religiosa como as demais, sendo apenas “remendo novo em pano velho”.


Grande abraço e que Deus nos ilumine.
Oro por você que lê esta mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário