sábado, 14 de julho de 2012


As dificuldades do agir profético.

Bom dia meus amados. Para bem refletirmos a mensagem de hoje sobre ser profeta, voltemos os nossos olhares para a palavra do Senhor e abrimos os nossos corações a fim de nos tornarmos um discípulo de Jesus.

Mt 10,16-23
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem”.

Primeiramente, o evangelho começa falando de uma forma muito “assustadora”, pois todo aquele que quer ser um discípulo de Jesus deve estar pronto para enfrentar todos os problemas decorrentes da sua opção de caminhada, ou seja, assumir de fato o discipulado.
Ser discípulos de Jesus significa rejeitar os valores mundanos em prol do testemunho; é renunciar estes contravalores como causa dos sofrimentos que há em sua vida, pois somente assim é que teremos vida e teremos vida em abundância.
Ser discípulo de Jesus, em outras palavras, significa ser profeta da Nova Aliança e também arcar com todas as consequências do agir profético, ou seja, a perseguição, o sofrimento ou até mesmo a morte. Como exemplo para ilustração, podemos citar a história da Igreja que está repleta de mártires, profetas da Nova Aliança que, por acreditarem nos valores do Evangelho, foram perseguidos até o fim e derramaram seu sangue como o Cristo. Assim devemos ser nós: dar o nosso testemunho cristão em favor do bem, pois no final do evangelho de hoje, Cristo fala que aquele que for perseguido e perseverar até o fim, esse será salvo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário