sábado, 14 de julho de 2012


As dificuldades do agir profético.

Bom dia meus amados. Para bem refletirmos a mensagem de hoje sobre ser profeta, voltemos os nossos olhares para a palavra do Senhor e abrimos os nossos corações a fim de nos tornarmos um discípulo de Jesus.

Mt 10,16-23
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem”.

Primeiramente, o evangelho começa falando de uma forma muito “assustadora”, pois todo aquele que quer ser um discípulo de Jesus deve estar pronto para enfrentar todos os problemas decorrentes da sua opção de caminhada, ou seja, assumir de fato o discipulado.
Ser discípulos de Jesus significa rejeitar os valores mundanos em prol do testemunho; é renunciar estes contravalores como causa dos sofrimentos que há em sua vida, pois somente assim é que teremos vida e teremos vida em abundância.
Ser discípulo de Jesus, em outras palavras, significa ser profeta da Nova Aliança e também arcar com todas as consequências do agir profético, ou seja, a perseguição, o sofrimento ou até mesmo a morte. Como exemplo para ilustração, podemos citar a história da Igreja que está repleta de mártires, profetas da Nova Aliança que, por acreditarem nos valores do Evangelho, foram perseguidos até o fim e derramaram seu sangue como o Cristo. Assim devemos ser nós: dar o nosso testemunho cristão em favor do bem, pois no final do evangelho de hoje, Cristo fala que aquele que for perseguido e perseverar até o fim, esse será salvo.


terça-feira, 10 de julho de 2012


Bom dia meus amados! Hoje meditaremos sobre a seguinte passagem do evangelho de Mateus 9, 32-38

A messe é grande, mais os operários são poucos...

Naquele tempo apresentaram a Jesus um homem mudo,  que estava possuído pelo demônio.  Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar.  As multidões ficaram admiradas e diziam: 'Nunca se viu coisa igual em Israel.' Os fariseus, porém, diziam: 'É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios.' Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!'

Para bem refletirmos esta passagem, primeiramente olhamos ao nosso redor: há pessoas que vivem chorando pelos cantos por causa das ofensas e calúnias das quais são vítimas no trabalho evangelizador. Infelizmente, esta é uma realidade em nosso meio. O Evangelho de hoje nos mostra que não deve ser essa a atitude dos discípulos de Jesus. Quando Jesus realiza a expulsão de um demônio, é caluniado, pois afirmam que é pelo poder do mal que ele faz exorcismos (expulsa os demônios). Jesus simplesmente continua a sua caminhada, preocupando-se com o sofrimento e as dores de todos os que encontram pelo caminho e fazendo o bem a todos, olhando-os com compaixão e preocupando-se porque são como ovelhas que não têm pastor. Assim também devemos ser nós, não podemos viver preocupados com as calúnias que nos são dirigidas porque fazemos um trabalho evangelizador, mas sim devemos viver preocupados em fazer o bem, pois já diz os últimos versículos: A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da messe que envie trabalhadores para a colheita! Façamos este esforço, sejamos pescadores de homens, e não tenhamos medo de anunciar a boa nova.

Abaixo está um vídeo de uma música conhecida como “Seara” do Expresso Luz que complementa a nossa meditação de hoje.

Grande abraço e que Deus nos ilumine.
Oro por você que lê esta mensagem.


sábado, 7 de julho de 2012


Boa tarde meus amados. Depois de algum tempo, vamos nos alimentar do verdadeiro alimento para o ser humano: a palavra de Deus. Pois bem, para refletirmos nesta tarde de sábado, voltemos nossos olhares para o evangelho de Mateus 9, 14-17.

Então os discípulos de João se aproximaram de Jesus e perguntaram: “Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não fazem jejum?” Jesus respondeu: “Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar de luto, enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Aí então eles vão jejuar. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa o pano, e o rasgo fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em barris velhos, senão os barris se arrebentam, o vinho se derrama e os barris se perdem. Mais vinho novo se põe em barris novos, e assim os dois se conservaram”.


Muitas vezes somos totalmente incapazes de compreender o momento que estamos vivendo e a graça que Deus está nos proporcionando. Assim aconteceu com os judeus no tempo de Jesus e acontece hoje. Enquanto Jesus estava mostrando a presença do Reino e a atuação de Deus na vida do povo, os judeus estavam mais preocupados com práticas religiosas tradicionais como o jejum. É claro que a história e a tradição, assim como as práticas religiosas em geral possuem seus valores, mas é importante que não nos fixemos na tradição pela tradição ou na prática religiosa pela prática em si ou por ser costume, mas é necessário que saibamos descobrir os valores do Reino presentes, pois caso contrário podemos reduzir até mesmo a eucaristia a uma prática religiosa como as demais, sendo apenas “remendo novo em pano velho”.


Grande abraço e que Deus nos ilumine.
Oro por você que lê esta mensagem.